Palavras chave

Criatividade, inovação, ambientes virtuais, aprendizagem colaborativa, gestão educacional criativa, projetos, EAD

Resumo

A discussão com respeito às metodologias mais efetivas nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) colaborativas e sua verdadeira contribuição ao desenvolvimento da criatividade e da atividade inovadora nos estudantes se mantém aberta em nossos dias, particularmente no âmbito corporativo. As redes sociais educativas baseadas na aprendizagem colaborativa crescem exponencialmente, e já se fazem incontáveis em qualquer área do conhecimento. Contudo, o estímulo da criatividade dos usuários dos AVA em geral e no âmbito corporativo em específico, têm se convertido em um problema científico de grande importância para as pesquisas nas Ciências da Educação. O presente trabalho se propõe a avaliar a presença de indicadores de criatividade nos estudantes ao interagir com os ambientes virtuais de ensino de aprendizagem colaborativa, baseadas na experiência em educação à distância (EAD) corporativa existente no Brasil. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso, que permitiu comparar a realização de um projeto EAD corporativo a partir de um tradicional. Foi realizado na empresa de consultoria e e-learning Perfectu. Os resultados obtidos sugerem que o modelo pedagógico adotado e a forma de utilizar as TICs são as que levam a resultados inovadores e não as TICs por si mesmas, pois o dado observado como a média de criatividade do grupo que trabalhou sob o padrão educo-comunicativo-criativo foi mais elevado do que o do grupo que trabalhou com o paradigma tradicional.

Referências

Aguaded, J.I., Tirado, R. & Hernando, A. (2011). Campus virtuales en universidades andaluzas: tipologías de uso educativo, competencias docentes y apoyo institucional. Teoría de la Educación, 23, 159-179. (http://goo.gl/gvFqOK) (05-07-2013).

Link Google Scholar

Alterator, S. & Deed, C. (2013). Teacher Adaptation to Open Learning Spaces. Issues in Educational Research, 23(3), 315-329 (http://goo.gl/mfkmIR).

Link Google Scholar

Aparici, R. (Coord.) (2010). Educomunicación, más allá del 2.0. Madrid: Gedisa.

Link Google Scholar

Arnab, S., Brownb, K., Clarke, S., Dunwell, I., Lim, T., Suttie, N., Louchart, S., Hendrix, M. & Freitas, S. (2013). The Development Approach of a Pedagogically-driven Serious Game to Support Relationship and Sex Education (RSE) within a Classroom Setting. Computers & Education, 69, 15-30. (http://goo.gl/UYv8gT).

Link DOI | Link Google Scholar

Baccega, M. (2009). Campo Comunicação/Educação: mediador do processo de recepção. In M. Baccega &

Link Google Scholar

Bender, W. (2003). Prefácio. SAAD, Beth. Estratégias 2.0 para a Mídia Digital (pp. 9-13). São Paulo: Senac.

Link Google Scholar

Borroto, G. (2004). Un modelo para la autoeducación y la creatividad en la universidad cubana. Revista Enseñanza Universitaria, 24, 59-69. (http://goo.gl/1dmHru) (05-07-2013).

Link Google Scholar

Calma, A. (2013). Preparing Tutors to Hit the Ground Running: Lessons from New Tutors’ Experiences. Issues in Educational Research, 23(3), 331-345 (http://goo.gl/fqNsT3).

Link Google Scholar

Chibás, F. (2006). Evaluar la creatividad organizacional: uso combinado de cuestionarios cuantitativos y cualitativos. In V. Violant & S. De-la-Torre (Eds.), Comprender y evaluar la creatividad: cómo investigar y evaluar la creatividad 725-736. Málaga: Aljibe.

Link Google Scholar

Chibás, F. (2012a). Creatividad + Dinámica de Grupo = Eureka. La Habana: Pueblo y Educación.

Link Google Scholar

Chibás, F. (2012b). Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso. Hermes, 6, 77-97. (http://goo.gl/s4oLnF).

Link Google Scholar

Costa, M. Estética da comunicação. In M. Baccega & M. Costa (Orgs.), Educomunicação, gestão da comunicação, epistemologia e pesquisa teórica (pp. 101-124). São Paulo: Paulinas.

Link Google Scholar

De La Torre, S. (2008). Creatividad cuántica. Una mirada transdisciplinar. Encuentros Multidisciplinares, 28, 5-21. (http://goo.gl/NBpclY) (05-07-2013).

Link Google Scholar

Donnelly, D. & Boniface, S. (2013). Consuming and Creating: Early-adopting Science Teachers’ Perceptions and Use of a Wiki to Support Professional Development. Computers & Education, 68, 9-20.

Link DOI | Link Google Scholar

Hennessey, A. & Dionigi, R.A. (2013) Implementing cooperative learning in Australian primary schools: Generalist teachers’ perspectives. Issues in Educational Research, 23(1), 52-68. (http://goo.gl/VhMg7y).

Link Google Scholar

Hwang, G., Wu, P. & Chen, C. (2012). An Online Game Approach for Improving Students’ Learning Performance in Web-based Problem-solving Activities. Computers & Education, 59, 1.246-1.256. (http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2012.05.009) (05-06-2014).

Link DOI | Link Google Scholar

Kenski, V. (2011). Tecnologias digitais e a universalização da educação. (http://goo.gl/UUzI4E) (24-09-2011).

Link Google Scholar

Kunsch, M. (2003). Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus.

Link Google Scholar

Lakatos, E. (2006). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Link Google Scholar

Lévy, P. (2004). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Link Google Scholar

Martín-Barbero, J. (2002). La educación desde la comunicación. Buenos Aires: Norma.

Link Google Scholar

Moore, M. & Kearsley, G. (2007). Educação a distância: Uma visão integrada. São Paulo: Cenage Learning.

Link Google Scholar

Morin, E. (1996). O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América.

Link Google Scholar

Okada, A. (2011). Colearn 2.0: Refletindo sobre o conceito de co-aprendizagem via REAs na Web 2.0. In Barros, D. & al. (2011). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e prática (pp. 119- 139). Lisboa: Universidade Aberta. (http://goo.gl/UGdx9R) (05-07-2013).

Link Google Scholar

Palloff, M. & Pratt, K. (2002). Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed Editora.

Link Google Scholar

Palloff, M. & Pratt, K. (2004). O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed.

Link Google Scholar

Peppler, K.A. & Solomou, M. (2011). Building Creativity: Collaborative Learning and Creativity in Social Media Environments. On the Horizon, 19 (1), 13-23. (DOI 10.1108/10748121111107672).

Link DOI | Link Google Scholar

PMI (Project Management Institute) (2004). PMBOK: Project Management Body of Knowledge. São Paulo: Newton Square.

Link Google Scholar

Saad, B. (2003). Estratégias para a mídia digital. São Paulo: Senac.

Link Google Scholar

Soares, I. (2011). Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas.

Link Google Scholar

Triantafyllakos, G., Palaigeorgiou, G. & Tsoukalas, I. (2010). Designing Educational Software with Students through Collaborative Design Games: The We!Design&Play Framework. Computers & Education. 56 (1), 1-16. (http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2010.08.002).

Link DOI | Link Google Scholar

Yin, R. (1989). Case Estudy Research: Design and Methods. California: Sage Publications.

Link Google Scholar

Fundref

Este trabalho não tem nenhum apoio financeiro

Crossmark

Technical information

Recebido: 29-07-2013

Revisado: 17-09-2013

Aceite: 04-02-2014

OnlineFirst: 15-05-2014

Data de publicação: 01-07-2014

Tempo de revisão do artigo: 50 dias | Tempo médio de revisão do número 43: 44 dias

Tempo de aceitação do artigo: 190 dias | Tempo médio de aceitação do número 43: 92 dias

Tempo de edição da pré-impressão: 292 dias | Tempo médio de edição pré-impressão do número 43: 159 dias

Tempo de processamento do artigo: 337 dias | Tempo médio de processamento do número 43: 204 dias

Métricas

Métricas deste artigo

Vistas: 31276

Leituras dos resumos: 26420

Descargas em PDF: 4856

Métricas completas do Comunicar 43

Vistas: 870833

Leituras dos resumos: 711026

Descargas em PDF: 159807

Citado por

Citas em Web of Science

Cecilia Elisondo, Romina; Silvio Donolo, Danilo. Creativity and Information Literacy. The Challenge in Four Proposals PANORAMA, 2014.

Link Google Scholar

Carmona, Gerardo Borroto; Ortiz, Felipe Chibas. A METHODOLOGY FOR MANAGING CREATIVITY IN COMMUNITY EDUCATION REVISTA CIENTIFICA HERMES, 2014.

Link Google Scholar

Roca-Gonzalez, Jose-Luis. DESIGNING DYNAMICAL SYSTEMS FOR SECURITY AND DEFENCE NETWORK KNOWLEDGE MANAGEMENT. A CASE OF STUDY: AIRPORT BIRD CONTROL FALCONERS ORGANIZATIONS DISCRETE AND CONTINUOUS DYNAMICAL SYSTEMS-SERIES S, 2015.

https://doi.org/10.3934/dcdss.2015.8.1311

Elisondo, Romina; Donolo, Danilo. Determinations and relationships of interaction in the triangle of questions, creativity and learning RED-REVISTA DE EDUCACION A DISTANCIA, 2016.

https://doi.org/10.6018/red/51/8

Freire Aillon, Teresa; Lopez Sevilla, Galo; Medina Chicaiza, Patricio. ORGANIZATIONAL ACADEMIC PROPOSAL FOR A VIRTUAL LEARNING CENTER OF CONTINUING EDUCATION IN A SUPERIOR EDUCATION INSTITUTION 3C TECNOLOGIA, 2016.

https://doi.org/10.17993/3ctecno.2016.v5n4e20.1-15

Pavon, Manuel; Pavon, Francisco. The Use of ICT and the 4P's of Creativity and Innovation in Education HANDBOOK OF THE MANAGEMENT OF CREATIVITY AND INNOVATION: THEORY AND PRACTICE, 2017.

Link Google Scholar

Luis Roca-Gonzalez, Jose; Miguel Sanchez-Lozano, Juan; Rodriguez-Bermudez, German; Jose Garcia-Laencina, Pedro; Juan Briones-Penalver, Antonio. Technological Immersion in Industrial Engineering for a Project Management Course to Develop Dual Use Technology Lecture Notes in Management and Industrial Engineering, 2017.

https://doi.org/10.1007/978-3-319-51859-6_18

Fernanda Melgar, Maria; Elisondo, Romina. Metacognition and good practices in the university What aspects do students value? INNOVACION EDUCATIVA-MEXICO, 2017.

Link Google Scholar

Ospina Hernandez, Martha Catalina; Narvaez Ruiz, Silvia Yolanda; Aguilar Vasquez, Bellanith. Linear Functions through the OER Descartes REVISTA DE INVESTIGACION EDUCATIVA DE LA ESCUELA DE GRADUADOS EN EDUCACION, 2017.

Link Google Scholar

Osorio Atehortua, Ubeimar Aurelio; Malavera Pineda, Sandra Milena. EMERGING DIGITAL MEDIA IN THE IMPLEMENTATION OF SPECIFIC DIDACTICS IN THE BUSINESS ADMINISTRATION PROGRAM PRISMA SOCIAL, 2018.

Link Google Scholar

Angarita, Ludwig Markbent; Chiappe, Andres. Are ICT good partners for the development of creativity? A systematic review of literature INTERNATIONAL JOURNAL OF ARTS AND TECHNOLOGY, 2019.

https://doi.org/10.1504/IJART.2019.100408

Martínez; Geovanny A;. Formación universitaria , 2017.

Link Google Scholar

Citas em Scopus

Roca-Gonzalez, J.-L.. Designing dynamical systems for security, defence network knowledge management. A case of study: Airport bird control falconers organizations), Discrete and Continuous Dynamical Systems - Series S, .

https://doi.org/10.3934/dcdss.2015.8.1311

Martínez, G.A.. Design of a pedagogical guide based on the integration of virtual worlds into the educational environment of the university of cundinamarca [Diseño de una guía didáctica basada en la integración de mundos virtuales al entorno educativo de la universidad de cundinamarca]), Formacion Universitaria, .

https://doi.org/10.4067/S0718-50062017000100002

Atehortúa, U.A.O., Pineda, S.M.M.. Emerging digital media in the implementation of specific didactics in the business administration program [Medios digitales emergentes en la implementación de didácticas específicas en el programa de administración de empresas]), Prisma Social, .

Link Google Scholar

Angarita, L.M., Chiappe, A.. Are ICT good partners for the development of creativity? A systematic review of literature), International Journal of Arts, Technology, .

https://doi.org/10.1504/IJART.2019.100408

Fernández, S.P., Ureta, A.L., Ayerdi, K.M., Dasilva, J.Á.P. . Collaborative learning in international virtual groups: The creation of multimedia reports | [Aprendizagem colaborativa em grupos virtuais internacionais: Elaboração de relatórios multimídia]), Revista Brasileira de Educacao, .

https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260032

Citas em Google Scholar

Roca-Gonzalez, J. L. (2015). DESIGNING DYNAMICAL SYSTEMS FOR SECURITY AND DEFENCE NETWORK KNOWLEDGE MANAGEMENT. A CASE OF STUDY: AIRPORT BIRD CONTROL FALCONERS ORGANIZATIONS. Discrete & Continuous Dynamical Systems-Series S, 8(6).

...

Diki, D. (2015). Creativity of biology students in online learning: Case study of Universitas Terbuka, Indonesia (Doctoral dissertation, Doctoral dissertation, The Claremont Graduate University).

...

Roca-González, J. L., Sánchez-Lozano, J. M., Rodríguez-Bermúdez, G., García-Laencina, P. J., & Briones-Peñalver, A. J. (2017). Technological Immersion in Industrial Engineering for a Project Management Course to Develop Dual Use Technology. In Project Management and Engineering Research (pp. 261-273). Springer, Cham.

https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-51859-6_18

Atehortúa, U. A. O., & Pineda, S. M. M. (2018). Medios digitales emergentes en la implementación de didácticas específicas en el programa de administración de empresas. Prisma Social: revista de investigación social, (21), 438-457.

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6521446

Hernández, M. C. O., Ruíz, S. Y. N., & Vásquez, B. A. (2017). Funciones Lineales mediante el uso del REA Descartes. Revista de Investigación Educativa del Tecnológico de Monterrey, 8(15), 21-26.

http://www.rieege.mx/index.php/rieege/article/view/205

Angarita, L. M., & Chiappe, A. (2019). Are ICT good partners for the development of creativity? A systematic review of literature. International Journal of Arts and Technology, 11(3), 231-248.

https://www.inderscienceonline.com/doi/abs/10.1504/IJART.2019.100408

Pavón, M., & Pavón, F. (2017). The Use of ICT and the 4P’s of Creativity and Innovation in Education. In Handbook Of The Management Of Creativity And Innovation: Theory And Practice (pp. 99-115).

...

Elisondo, R. C., & Donolo, D. S. (2015). Creatividad y alfabetización informacional. El desafío en cuatro propuestas. Panorama, 8(15), 23-33.

https://journal.poligran.edu.co/index.php/panorama/article/view/547

Elisondo, R., & Donolo, D. (2016). Determinaciones y relaciones de interacción en el triángulo constituido por preguntas, creatividad y aprendizaje. Revista de Educación a Distancia, (51).

https://revistas.um.es/red/article/view/275201

Marino Jiménez, M. (2015). E-learning y Comunicación Oral y Escrita. Una perspectiva sobre el diseño, la implementación y el impacto académico en el contexto universitario. In Enseñanza & Teaching.

http://repositorio.usil.edu.pe/handle/123456789/1748

Martínez, G. A. (2017). Diseño de una Guía Didáctica basada en la Integración de Mundos Virtuales al Entorno Educativo de la Universidad de Cundinamarca. Formación universitaria, 10(1), 3-14.

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-50062017000100002&script=sci_arttext

Carmona, G. B., & Ortiz, F. C. (2014). Una metodología para la Gestión de la creatividad en la Educación Comunitaria. Revista Científica Hermes, (12), 154-173.

https://www.redalyc.org/pdf/4776/477647159009.pdf

Jiménez, M. M. (2015). E-learning y Comunicación Oral y Escrita. Una perspectiva sobre el diseño, la implementación y el impacto académico en el contexto universitario. Enseñanza & Teaching: Revista Interuniversitaria de Didáctica, 33(2), 123-150.

http://revistas.usal.es/index.php/0212-5374/article/view/13713

Melgar, M. F., & Elisondo, R. (2017). Metacognición y buenas prácticas en la universidad.¿ Qué aspectos valoran los estudiantes?. Innovación educativa (México, DF), 17(74), 17-38.

http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-26732017000200017

Paricela, C., & Enrique, C. (2018). Implementación de un Modelo de Formación basado en la Gestión del Conocimiento en una Empresa de Servicios Logísticos en el Callao.

http://repositorio.unfv.edu.pe/handle/UNFV/3008

Carlos, A., & Libertad, M. (2018). Modelo de gestión de proyectos para la inserción de tecnología educativa en un centro de atención múltiple.

http://bdigital.dgse.uaa.mx:8080/xmlui/handle/11317/1521

Torrealba Betancourt, J. J. (2015). Uso de los entornos virtuales de aprendizaje en la Universidad Nacional Abierta de Venezuela para la formación de sus profesores.

http://e-spacio.uned.es/fez/view/bibliuned:masterComEdred-Jjtorrealba

Melgar, M. F., & Elisondo, R. (2017). Metacognición y buenas prácticas en la universidad.¿ Qué aspectos valoran los estudiantes?. Innovación educativa (México, DF), 17(74), 17-38.

http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-26732017000200017

Fernanda Melgar, M., & Elisondo, R. (2017). Metacognición y buenas prácticas en la universidad.¿ Qué aspectos valoran los estudiantes?. Journal Educational Innovation/Revista Innovación Educativa, 17(74).

...

Baixar

Métricas alternativas

Como citar

Chibás-Ortíz, F., Borroto-Carmona, G., & Almeida-Santos, F. (2014). Managing creativity in collaborative virtual learning environments e: A DL corporate project. [Gestión de la creatividad en entornos virtuales de aprendizaje colaborativos: un proyecto corporativo de EAD]. Comunicar, 43, 143-151. https://doi.org/10.3916/C43-2014-14

Compartilhar

           

Oxbridge Publishing House

4 White House Way

B91 1SE Sollihul United Kingdom

Administração

Redação

Creative Commons

Este site usa cookies para obter dados estatísticos sobre a navegação de seus usuários. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. +info X