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Revista Comunicar 25: Televisión de calidad (Vol. 13 - 2005)
Lições da televisão brasileira para a construção de um conceito de TV de qualidade: o programa «Pânico na TV!»
Lessons of Brazilian television to build a concept of quality TV: focus, the TV program Pânico na TV!
Silene-de-Araújo Gomes-Lourenço
Quando especialistas do mundo todo são convidados a refletir sobre «a televisão que queremos», não podemos deixar de pensar, mais uma vez, na peculiaridade da televisão brasileira, criadaem1950, graças aos esforços de Assis Chateaubriand, e largamente difundida a partir de 1965, com a fundação da Rede Globo, que se transformou em verdadeiro fenômeno de comunicação de massa, capaz de contribuir para a formação de uma identidade nacional suplantando os interesses do capital privado.
Sem deixar de considerar todas as críticas que a televisão aberta e comercial no Brasil possa merecer, não podemos, no entanto, negar o seu papel na compreensão e apreensão de uma «TV de qualidade».
Nela encontramos, com efeito, o sucesso e o papel nacional de uma grande televisão, assistida por todos os meios sociais, e que pela diversidade de seus programas constitui um poderoso fator de integração social.(WOLTON, 1996)
Para entender o papel que a televisão desempenha em nossa sociedade, propomos um movimento de aproximação entre Comunicação, Educação e Cultura, que leve educadores e profissionais ligados à comunicação educativa a pensar a televisão como referência para a construção de uma nova ética e como produtora de uma estética ainda muito pouco percebida.
No intento de levar este propósito adiante, escolhemos um programa da REDETV! que é hoje fenômeno de audiência no Brasil e surpreende até mesmo experientes profissionais de televisão, para análise e reflexão: o Pânico na TV!
O programa tem a duração de 90 minutos e vai ao ar às 18 h do domingo, com reprise às sextas-feiras (23h00). Alguns quadros são fixos e outros surgem a cada semana. Além da criatividade e espontaneidade dos apresentadores e de um cenário caótico, o programa surpreende pelo humor inteligente, mas politicamente incorreto e tolerado pelos telespectadores. Sátiras, trotes, comentários de notícias, matérias fora do estúdio como invasões em festas ou abordagens de pessoas nas ruas, são algumas estratégias do programa. Imagens do programa que vai ao ar diariamente pela rádio Jovem Pan também sãousadas na televisão.
Ao nosso ver, o sucesso do programa Pânico na TV! é expressão de uma sociedade fundada na oralidade e na imagem, e não no discurso do conhecimento e na racionalidade.A apreensão do conhecimento pela imagem e sua transmissão oral dão origem, pois, a um tipo de intersubjetividade diferente daquela fundada no discurso e na razão. Tanto no campo da informação como no campo da publicidade e do entretenimento, os efeitos socializadores da televisão podem ser mais bem entendidos a partir da lógica das emoções, dos mecanismos do inconsciente e das comunicações inadvertidas. (FERRÉS, 1998) Esta seria a chave para a compreensão do fenômeno da televisão brasileira. E esses são os aspectos que pretendemos discutir nesse debate sobre a qualidade da TV que queremos.
When specialists from the whole world are invited to think over «the television we want», we can’t stop thinking, once more, about the mannerism of Brazilian television, created in 1950, thanks to the efforts of Assis Chateaubriand, and widely broadcast since 1965, with the foundation of Rede Globo, that had become a real phenomenon of mass communication, capable to contribute to form a national identity beating private capital interests.
Not leaving behind all the critics that commercial television in Brazil may deserve, we cannot deny the role of comprehension and acquisition of a «quality TV», though.
We find on it, with effect, the success and the national role of a great television watched by every social class, and for its program variety constituting a powerful social integration factor (Wolton, 1996).
To understand the role that television takes in our society, we propose a movement to close up Communication, Education and Culture, making educators and professionals linked to educative communication think about television as a reference to build new ethics and as a producer of stetics slightly noticed, yet.
To try to take this proposition on, we have chosen a TV program of REDETV! nowadays an audience phenomenon in Brazil, surprising even experienced professionals of television, to analysis and reflection: Pânico na TV! (Panic on TV!).
The TV program lasts 90 minutes and it is on at 6 p.m. on Sundays, with a repeat on Fridays (11p.m.).Some sketches are steady and new ones come every week.Besides the creativity and spontaneity of the hosts and a chaotic scenario, the show surprises for the intelligent sense of humor, but politically incorrect and tolerated for the audience.Satires, tricks, news comments, news outside the studio like parties break ins or people approach in the streets, are some of the strategies of the show.Images of the daily show on Jovem Pan radio are also used on TV.
According to our point of view, the success of the TV program Pânico na TV! is the expression of a society based on oral communication and image, and not on knowledge and rationality speech.The acquisition of knowledge by the image and its oral broadcast are the origin of a kind of different intersubjectivity of that based on speech and reason.In the field of information, just like the field of advertising and entertainment, the social effects of the television can be better understood from the logic of the emotions, the triggers of unconsciousness and inadvertent communications. (Ferrés, 1998).This would be the key to figure out the Brazilian TV phenomenon. And these are the aspects that we intend to discuss in this debate on the TV quality we want.
Keywords
Televisão comercial, ética, estética da qualidade
Commercial television, ethics, quality stetics